Boletins

3 erros que você deve evitar no Home Office

Diante do aumento de adeptos dessa modalidade é comum também encontrar muita gente cometendo alguns equívocos na prática diária do trabalho em casa.

Há alguns anos, falar em trabalhar em casa ou trabalho remoto era algo fora da realidade. No entanto, veio a internet, vieram também softwares e mais velocidade de conexão e chegamos ao ponto que estamos hoje, em que o Home Office faz parte do dia a dia de vários profissionais.

Publicitários, programadores, designers e redatores são algumas das áreas em que basta ter um bom notebook, uma boa conexão de internet e a magia do Home Office (também chamado de trabalho remoto) acontece.

Quem gerencia uma loja virtual também pode ter um Home Office para chamar de seu, assim como outros tipos de profissionais que trabalham em alguma empresa em que boa parte dos serviços podem ser resolvidos mediante arquivos via Dropbox ou Google Drive.

Vale lembrar que os chamados pequenos empresários que administram alguma atividade em casa, sem estar envolvidos diretamente com tecnologia, também estão no time dos Home Officers.

Aliás, esse time cada vez mais ganha adeptos. O aumento de pessoas que praticam o Teletrabalho (olha aí mais outro nome para o assunto) é cada vez mais nítido nos dias de hoje.

Lembrando ainda que o nome Teletrabalho não é por acaso, afinal, o trabalho não precisa ser “home”, mas sim pode ser em “coworking”, ou seja, em espaços destinados para quem procura por locais acessíveis para realizar as suas atividades de trabalho.

No entanto, diante do aumento de adeptos dessa modalidade é comum também encontrar muita gente cometendo alguns equívocos na prática diária do trabalho em casa.

O que NÃO fazer em se tratando de Home Office

As vantagens do trabalho em casa são evidentes. Flexibilidade nos horários, calma para solucionar problemas e a economia com transporte e alimentação são alguns dos detalhes que surgem na mente de quem fala em Home Office.

Vamos concordar, é realmente tentador não precisar passar horas e horas em engarrafamentos que se prolongam por quilômetros. Tudo isso para poder ficar no conforto do seu lar, solucionando questões do seu trabalho via web mesmo.

Lembrando que tudo isso ainda garantindo uma elevada taxa de produtividade diária. Ou seja, o Home Office é realmente repleto de benefícios.

No entanto, nem tudo são flores no universo do trabalho remoto. Há alguns equívocos que podem se tornar verdadeiras pedras no caminho de quem quer assegurar um bom rendimento mesmo trabalhando sentado no sofá da sala ou no quarto. Veja alguns deles:

1- Não reservar um espaço dedicado ao trabalho

Se você vai trabalhar em casa, já optou pelo lugar que vai ser o seu recanto de atividades? Não é porque o trabalho é em casa que a falta de profissionalismo deve ser deixado de lado.

Essa pergunta é importante porque muitas pessoas acreditam erroneamente que hoje é possível levar o notebook para a mesa da cozinha, já amanhã pode ser na sacada do apartamento.

Ter um lugar fixo em casa para fazer o seu local de trabalho é importante para você se organizar melhor, para você ter um espaço próprio onde todos os materiais necessários para a sua atividade estarão ao seu alcance.

Além disso, diante de um cômodo próprio para o seu trabalho, a sua família fica ciente de que aquele lugar é o seu escritório e não um espaço qualquer.

Outro detalhe: na hora de reservar um ambiente para o seu Home Office, caso seja possível, dê preferência para cômodos afastados de locais com som alto de TV e de conversas.

2-Não se alimentar de forma adequada

Você está trabalhando em casa, sentado diante do notebook e de repente, vê pela frente um relatório para redigir, mas antes vai para a cozinha buscar um lanche. Cinco minutos depois você abre a geladeira para tomar um suco de laranja.

Assim vai a manhã e o dia inteiro, de beliscada em beliscada, se alimentando de maneira equivocada.

Sabemos que, por estar em casa, ao alcance de tudo, fica mais fácil se alimentar fora de hora. Além disso, para espantar o sono e se manter alerta, é comum que muitos home officers bebam café em demasia.

Porém, tão importante quanto fazer o seu trabalho render, é pensar na sua saúde. Por isso, tenha disciplina na hora de se alimentar e estabeleça em sua agenda, horários específicos.

3-Não contar com boas plataformas para o trabalho

Essa é uma dica para aqueles home officers que gerenciam em casa uma loja virtual, por exemplo. Lembre-se nesse caso que um bom serviço de web hosting como a hospedagem VPS é essencial e disponibiliza várias vantagens para o e-commerce.

Backups, velocidades de carregamento e tráfego ilimitado são alguns desses benefícios. Além disso, a hospedagem VPS permite mais estabilidade e performance graças aos seus servidores virtuais.

Entretanto, para outros tipos de trabalho é interessante contar também com ferramentas que auxiliam na organização das tarefas. Uma delas é o Asana, que é uma plataforma colaborativa.

Com essa ferramenta é possível gerenciar tarefas por meio de agendas, definir datas, horários, bem como compartilhar arquivos com os seus colegas.

Conclusão

O Home Office é uma modalidade prática e viável para muitos profissionais. Trabalhar em casa há tempos deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil.

Portanto, ao seguir essas dicas de como NÃO proceder no cotidiano do Home Office, você vai perceber que a ideia de levar serviço para casa é altamente produtiva.

 

Fonte: https://administradores.com.br/noticias/3-erros-que-voce-deve-evitar-no-home-office